Daniel Bertorelli

Daniel Bertorelli

Share this post

Daniel Bertorelli
Daniel Bertorelli
O Homem Sem Nome

O Homem Sem Nome

A vingança nunca é plena; mata a alma e envenena.

Avatar de Daniel Bertorelli
Daniel Bertorelli
mai 22, 2023
∙ Pago
16

Share this post

Daniel Bertorelli
Daniel Bertorelli
O Homem Sem Nome
3
Compartilhar
Clint Eastwood como o “homem sem nome” no filme “O Bom, O Feio e o Mau” - 1966 - Divulgação

Histórias sobre vingança sempre fizeram sucesso ao longo da história. Da literatura clássica, como “O Conde de Montecristo”, de Alexander Dumas, aos filmes mais contemporâneos, como a trilogia “O Protetor” (2014, 2018, 2023), estrelados por Denzel Washington, essas histórias geralmente ganham muita tração na mente do público. Uma razão é que eles exploram o desejo humano de justiça. Quando alguém é injustiçado, as pessoas muitas vezes sentem-se indignadas e querem ver a justiça ser feita. Aquele sentimento de “e se fosse comigo?” nesse tipo de trama oferece uma forma de catarse, permitindo que o público viva indiretamente através do protagonista e veja seus desejos de justiça realizados.

Três filmes estrelados por Clint Eastwood e dirigidos por Sergio Leone ficaram conhecidos como a trilogia do “Homem Sem Nome”. “Por Um Punhado De Dólares” (1964), “Por Uns Dólares a Mais” (1965), e “O Bom, O Feio e O Mau”, no Brasil às vezes chamado de “ Três Homens Em Conflito” (1966) tem como protagonista um pistoleiro misterioso que acerta as contas com os vilões quando esses passam dos limites aceitáveis de civilidade até mesmo para os padrões do que se convencionou chamar de “Velho Oeste” (que se comparado com os crimes de hoje em dia no volume e grau de potencial ofensivo seria um jardim de infância num conto de fadas).

“O Conde de Montecristo” é um exemplo clássico de uma história de vingança que é recontada muitas vezes em diferentes roupagens na própria literatura e em filmes . A história segue um homem que é preso injustamente e busca vingança contra aqueles que o injustiçaram. O público é capaz de entender sua raiva e torcer por ele enquanto ele busca fazer com que aqueles que o feriram paguem um preço justo por seus abusos.

Agora vamos ao “plot twist”, aquela virada na trama que leva a história em uma direção impensada e surpreendente. E se o “outro lado”, aquele lado que a gente costuma chamar de “o lado errado” se veja como o herói da história?  

Na semana passada, para a surpresa de “zero” pessoas que conhecem o modus operandi dos comunistas, o deputado federal Deltan Dalagnol teve seu mandato cassado. O julgamento contra o parlamentar foi por unanimidade e teve como relator o ministro Benedito Gonçalves, conhecido pela frase

Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias

Assine Daniel Bertorelli para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.

Already a paid subscriber? Entrar
© 2025 Daniel Bertorelli
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar